SINPSI-SC apoia servidores municipais de Itajaí em greve por reposição inflacionária
- Sindicato dos Psicólogos de Santa Catarina
- 12 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
A diretoria do SINPSI-SC apoia a luta dos trabalhadores do serviço público de Itajaí, em greve pelo direito à reposição da inflação. Em nota, o Sindicato dos Psicólogos apela à prefeitura municipal do município que reconsidere seu posicionamento como forma de valorizar "os servidores públicos das diversas secretarias tornaram-se em grande parte os únicos provedores em seu contexto familiar, tendo composto a linha de frente no combate ao COVID-19"
Leia a íntegra da nota:
NOTA DE APOIO À GREVE DOS SERVIDORES EM ITAJAÍ
No dia 09 de agosto (segunda-feira), os servidores públicos municipais de Itajaí se reuniram em uma das maiores greves já registradas na cidade, reivindicando a reposição da inflação. Os servidores não receberam o reajuste em 2020 e no momento o índice IPCA de revisão geral anual chega a 9.32%.
O direito à reposição da inflação é garantido por lei, e apesar da Lei Complementar 173 e do posicionamento do TCE em maio, o direito foi reiterado recentemente em decisão liminar da justiça. No momento, o Prefeito Volnei Morastoni (MDB) está recorrendo na justiça com o intuito de manter os salários como estão.
Enquanto o município de Navegantes e Balneário Camboriú concederam o reajuste aos seus servidores, Itajaí, que tem o segundo maior PIB de Santa Catarina, se mostra resistente a reconhecer esse direito aos seus servidores. É importante reforçar que, durante a pandemia, os servidores públicos das diversas secretarias tornaram-se em grande parte os únicos provedores em seu contexto familiar, tendo composto a linha de frente no combate ao COVID-19 e sofrido os impactos das perdas de usuários dos serviços, familiares e colegas.
O SinPsi-SC apoia o movimento de greve em Itajaí e solicita RECONSIDERAÇÃO do posicionamento da prefeitura diante das demandas apresentadas, e é conhecedor de que a categoria está presente juntamente com os demais servidores(as) desde o primeiro dia do movimento grevista.
Diretoria do SinPsi-SC
Gestão 2017-21
Comentários